sábado, 28 de novembro de 2009

Um retrocesso... uma vergonha...

Está para ser votado na Câmara de Deputados um projeto de lei que tem como objetivo modificar o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais que considera crime maltratar animais domésticos.
A proposta exclui os animais domésticos e domesticados do artigo 32 da Lei 9.605 de 1998. Caso seja aprovada, a lei excluirá cavalos, bois, cães e gatos da proteção legal contra maus tratos.
O projeto - PL 4548/98 do deputado José Tomás Nonô - tem como justificativa o respeito a tradições culturais e religiosas, mas seu resultado é a legalização de rinhas, rodeios e oferendas causando o sofrimento de centenas de animais.
A supressão das palavras “domésticos e domesticados” do Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9605, de 12.02.1998), é ponto altamente positivo para todos os criminosos ambientais (e seus defensores) que se locupletam explorando os animais. Irão faturar muito com rodeios, vaquejadas, farra do boi, briga de galo, canário, pitbull etc. Será a legalização da crueldade animal – tudo o que eles querem.
Oficialmente:
"...o projeto de lei nº. 4.548/1998, de autoria do nobre deputado José Thomaz Nonô, que exclui da redação do art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, os animais domésticos ou domesticados, pretende proteger as manifestações das culturas populares. O autor deste projeto esclarece que, por um erro interpretação da norma contida no art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, decisões do Poder Judiciário estão impedindo a realização de eventos regionais, arraigados na cultura popular brasileira, como rodeios, cavalhadas, vaquejadas e a pesca esportiva. As referidas decisões são alicerçadas no entendimento equivocado de que a prática de tais atividades caracteriza o crime de abuso e maus tratos contra animais, tipificado no questionado dispositivo. Esses fatos têm ocasionado prejuízo no conjunto dos valores intelectuais e morais, das tradições e costumes do povo brasileiro."

Assine petição contra o Projeto de Lei Federal nº 4548/98, que quer legalizar os maus-tratos aos animais domésticos ou domesticados.
ENVIE PARA TODOS OS SEUS CONTATOS! PRECISAMOS AO MENOS DE 30 MIL ASSINATURAS!!!
Acesse:
http://www.petition online.com/9605x32/petition.html

Após clicar em "Previem Your Signature", você ainda deverá clicar em "Approve Signature".

Fontes: AMADA(http://www.amadaslz.com.br/);Habitos e habitat (www.habitosehabitat.org)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

25 de Novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher



Um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher.
Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1o de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal.
Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
Fonte: Portal da violência contra a mulher

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Movimentos “Lixo Zero”


As ações chamadas de “lixo zero” são aquelas que têm como objetivo reduzir a geração de lixo que acabará sendo incinerado ou posto num aterro sanitário, lixão, etc. Esse conceito nasceu na capital da Austrália, Canberra, e foi oficializado em 1995 com o objetivo de acabar com o lixo desperdiçado até 2010.
Você também pode ter algumas ações para reduzir os desperdícios da sua casa:
1.Escolha produtos duradouros no momento da compra para evitar substituições constantes e, assim, diminuir a produção de lixo.
2.Escolha produtos que não contenham substâncias tóxicas que possam poluir o meio ambiente.
3.Separe os resíduos caseiros de acordo com as indicações da empresa coletora que opera no seu bairro ou cidade.
4.Junte e passe pelo processador tudo que for matéria orgânica para fazer adubo e use no seu jardim ou venda o adubo obtido.
5.Evite consumir produtos com embalagem de PVC, porque a fabricação desse tipo de plástico é altamente tóxica.
6.Leve embalagens, móveis, roupas e outras coisas que você não for mais utilizar a centros de recuperação de materiais para que eles retomem um ciclo útil.
7.Diminua o consumo de produtos supérfluos e descartáveis, e substitua-os por itens duradouros que você possa utilizar várias vezes.
8.Não queime o lixo, mesmo que sejam resíduos perigosos ou patológicos. Averigue na sua cidade ou região aonde deve levar esse tipo de material para que ele seja devidamente tratado.
9.Participe de movimentos de bairro e proponha iniciativas de “lixo zero”.
Fonte: eco4planet.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Aquecimento Global



É uma questão de consciência deixarmos que isto aconteça... Esse é um bom momento para refletirmos e agirmos enquanto é possível.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Let’s do it – Uma prova que a mobilização social bem direcionada pode fazer toda a diferença





O vídeo acima mostra como a capacidade de fazer acontecer das pessoas podem ajudar a mudar o mundo, ou pelo menos o lugar onde elas vivem. O movimento batizado como "Let's do it" (Vamos fazê-lo) aconteceu na Estonia, no ano passado, em que mutirões voluntários conseguiram limpar todo o país em apenas um dia, tudo isso com bastante boa vontade, espírito de equipe e organização.

Tomara que isso sirva de exemplo para outros lugares no mundo...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

E assim "nasce" o tudonumacoisasó


Entre tantas dúvidas de qual seria o primeiro texto desse blog, chegamos a seguinte ideia: Por que não começar a contar como ele "nasceu"? Isso mesmo, ele "nasceu". Oriundo de uma conversa durante a nossa viagem para o Morro do Chapéu (viagem inesquecível por sinal). Já que gostamos tanto de conversar sobre variados temas, resolvemos por nossas ideias em prática... ou seja, escreve-las, escrever sobre as coisas que achamos interessantes, curiosas, enfim, algo que mereça ser contado (pelo menos que achamos que devem ser, rsrs).Depois de tudo isso eis que surge a ideia do blog, nosso espaço de "resenhas" hehehehe.

Um espaço para celebrar nossos três anos de amizade nessa vida, pelo menos... Por que sentimos que nossa amizade é de infância, ou melhor, nossa irmandade, pois a afinidade é tanta que nos tratamos como "maninha". Pois, acredito que amigos é a família que podemos escolher. São as pessoas que mais nos conhecem, entendem, as pessoas que dividimos as alegrias e tristezas, os momentos de bom e mau humor, as que pagamos micos juntos mas não estão nem aí pro mico, por que o que vale a pena mesmo é a história e as risadas que serão fruto do momento "sem noção".Amigo é aquela pessoa que te ouve mesmo nos dias que você só fala sobre determinado assunto, que está junto nos dias que você está chato, nos dias que você quer colocar o mundo de alto-astral, é aquele que te acompanha em uma caminhada em silêncio, ou mesmo em altas risadas, é por quem você se preocupa, que você sente saudades quando "some" por um tempo, o seu fiel escudeiro, seu anjo da guarda, a quem você é leal. Amigos são aqueles que mesmo distantes estão sempre por perto, pois você sempre os leva no coração.

E por estarmos sempre juntas, resolvemos fazer nascer o tudonumacoisasó, esse blog "pink and lilac" (nossas cores prediletas) que teve seu nome escolhido por um acaso entre uma de nossas resenhas quilomééééééétricas, mesmo por que ser amigo também é isso, é ser tudo numa coisa só.

Esperamos que se divirta com nossas maluquices, caro leitor.