terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Curiosidade capilar

Oi gente!

Antes de falar sobre o assunto do post tenho algumas coisitas a dizer:
First: Saudades do blog! Minha vida de desempregada possibilitará uma maior dedicação ao blog.
Second: Muito obrigada Mariozito pela repaginada no blog, ano novo, cara nova rsrs. ♥

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


Enfim, apareci para dividir com vocês uma coisa interessante que encontrei na net em meus momentos de ócio forçados pela preguiça...

Essa foi uma pergunta que sempre me fiz (e acredito que as mães de meninas também o fazem sempre): Porque os cabelos das crianças mudam tanto?




Achei a resposta, mesmo quando não procurava, no diariodebiologia.com.Enfim deixo a baixo parte do texto que tinha lá:


“Os primeiros cabelos são muito finos e despigmentados, chamado “lanugem” que começa a crescer após o quinto mês de vida intra-uterina. Cinco ou seis meses após o nascimento, é substituído por uma pelagem mais densa. A partir dos seis meses aparece uma “terceira geração” de cabelos, que pela primeira vez, apresenta um ritmo de crescimento individual para cada fio. Normalmente nesta fase, os cabelos são mais finos, sensíveis e ainda não é seguro apostar que aquele será o cabelo que nos acompanhará na fase adulta.
Na adolescência é quando tudo acontece. Descargas hormonais modificam várias estruturas do corpo inclusive os anexos dérmicos como cabelos e unhas. Os cabelos na adolescência recebem uma forte pigmentação tornando-os mais espessos. Algumas vezes a estrutura do fio sofre alterações que podem ser ondas, cachos, recuo da linha de implantação frontal.
Além de alterações hormonais, cientistas garantem que o formato do cabelo está relacionado ao formato dos folículos capilares. Um estudo realizado por cientistas da L’Oreal descobriu diferenças estruturais na distribuição de uma proteína chamada queratina no duto capilar, atribuindo a ela parte da influência sobre o formato do folículo capilar no bulbo antes da saída do fio. Em cabelos enrolados, segundo o estudo, mais queratina se acumulava no lado côncavo da curva, enquanto no cabelo liso, as células de queratina estavam distribuídas igualmente. Quando o cabelo está sendo formado, ele parece ter uma “memória” do bulbo reto (para cabelos lisos) ou em formato de gancho (para os anelados).
E por fim, por volta dos 60 anos o cabelo diminui o crescimento e torna-se, novamente, cada vez mais fino. Lembrando que doenças metabólicas e tratamento com drogas quimioterápicas também influenciam na textura do cabelo.”

Fonte: http://diariodebiologia.com/

Bom, espero que este post tenha contribuido em algo, mesmo que seja pra tornar seu momento ocioso menos desocupado rsrs...

2 comentários:

Chitalo disse...

Gostei da informacao"!

tudonumacoisasó disse...

rs rs Obrigada!

Postar um comentário