sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal...

Inspirada no Grinch (do filme How the Grinch stole Christmas) , resolvi pesquisar sobre o Natal, e eis que encontrei algumas curiosidades. Então lá vai:

- No início o Natal era uma festividade sem data fixa, celebrada em diversas datas em cada parte do mundo. Pois não se sabia ao certo qual era a data de nascimento de Cristo;

Porém...

- O Natal já era celebrado antes do nascimento de Jesus Cristo, acredita-se que a história do Natal tenha início com os europeus, quando celebravam a chegada da luz e dos dias mais longos ao fim do inverno.Tratava-se de uma comemoração pagã do “Retorno do Sol”.




- No século 4 a.C. o Papa Julius I escolheu o dia 25 de dezembro como data fixa para a celebração das festividades, na intenção de substituir os rituais pagãos do Solstício de Inverno por uma festa cristã.

- No final de dezembro muitos do animais criados nas fazendas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o inverno. Para muitas pessoas esta era a única época do ano em que poderiam dispor de carne fresca para sua alimentação.

-De onde vem o Papai Noel?

Segundo estudiosos, a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

- Acredita-se que a origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio a.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia e esses consideravam as árvores como uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto. O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

Daí vem nosso costume de enfeitar as árvores de Natal. Substituidas pelas lâmpadas (por que?Aquecimento Global?Praticidade?Economia?ou Incendios?), as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação,quando acesa sua chama representa Cristo; as ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte; as pinhas utilizam-se como um símbolo da imortalidade e os sininhos como mostra do júbilo natalino. As maçãs e as bolas de cores, são signos que atraem de abundância; as estrelas anunciam os desígnios de Deus.

- Os sinos são símbolos de júbilo e alegria pelas festas de Natal. Com elas se enfeita não só a árvore de Natal, mas também as portas das casas, etc. Várias canções de Natal falam dos sinos como manifestação desta alegria natalina.

- A missa do galo é a missa de Natal, celebrada à meia noite do dia 24 para o 25, surgiu no século V. Segundo uma tradição popular, foi o galo que anunciou ao mundo o nascimento de Jesus. O costume de anunciar o nascimento dentro das igrejas com o canto do galo, real ou imitado, durou muitos séculos.



Espero que essas informações tenham alguma utilidade, afinal, como o Natal é época de dar presentes, ofereço-lhes o conhecimento (mesmo que este não faça muita diferença).
















0 comentários:

Postar um comentário